Entre janeiro e agosto de 2023 o mercado do boi gordo teve a maior desvalorização dos últimos 25 anos, pelo menos.
Em agosto, a projeção de custos de uma arroba saída do confinamento estava ao redor de R$234,00 e o mercado futuro apontando para algo em torno de R$202,00. O mercado futuro não cobria a arroba engordada, muito menos a arroba de entrada. Essas referências e as apresentadas adiante utilizaram como base preços do Cepea e o Índice de custo de produção de bovinos confinados da FMVZ/USP.
Esse é o cenário na entrada do gado que, em cerca de cem dias, vai suprir parte da oferta de confinamento em novembro. Quem arriscou mesmo com o cenário pouco atrativo já vê as contas no azul, considerando os valores do boi em tela. Em outras palavras, há possibilidade de garantia de margem.
O ponto nessa análise não é o resultado de quem confinou em agosto, mas do cenário completamente negativo sobre as contas da atividade, o que deve impactar na oferta de novembro e início de dezembro.
https://portaldbo.com.br/oferta-de-cocho-em-2023-a-sorte-esta-lancada/#:~:text=Entre%20janeiro%20e%20agosto%20de,torno%20de%20R%24202%2C00.: Portal DBO | Oferta de cocho em 2023: a sorte está lançada